quarta-feira, 21 de março de 2012

Horta Mandala Apae de Valinhos (2011 - 2012)

Reforma da Horta em 2012 - depois de muitos frutos dei uma reviravolta na horta. Da mandala sobrou o círculo  e agora mais parece um buraco de fechadura... no final tá tudo interligado a horta e os canteiros laterais...Veja só!


O caminho central
vista do alto 
vista do quisque 
o cento - feijão guandu pra sombra e nitrogênio - mamão 
vista das mesas - uma delas fiz um viveiro para as mudinhas... 
o quisque com a bike encostada... é uma pedalada pras pernas e enxada pros braços - 
uma super academia!!! 
caminho lateral  
lavanda, capuchinha e outras... 
muuito manjericão 
Quando o homem aprender a respeitar os menores seres da criação, ninguém precisará ensiná-lo a respeitar seu semelhante. 

Círculo de bananas - com margaridão, milho, mamona, mamão, inhame... 
composteira - de folhas e de sobra de alimentos crus - as matildes vivem em festa!!! 
mesa com cebolinha e rabanete 
as mudinhas querendo falar! 
as comestíveis capuchinhas

O Projeto - Horta Mandala
Buscou-se criar um espaço multifuncional onde se pudesse produzir alimentos para os assistidos e funcionários da APAE e proporcionar um espaço educativo e de visitação onde se pudesse observar uma maior diversidade de culturas, um verdadeiro passeio lúdico. Dessa forma optou-se pelo projeto a seguir onde se criou diversos espaços: horta mandala, círculo de bananeiras, canteiros suspensos, produção de mudas, produção de composto, canteiros laterais com flores e ervas, mamoeiros e uma área de roça para plantação de mandioca, inhame, milho, abóbora e outros, tudo isso dentro dos padrões de agricultura natural e orgânica.

O Formato Mandala
O formato circular da horta se deve a diversos fatores que passamos a expor:

- Segundo o estudo da permacultura (ciência que busca a sustentabilidade na criação e manutenção de sistemas em escala de forma holística) uma das características ou princípios fundamentais é o de copiar a natureza em sua forma e expressão, logo, a forma circular presente em todo o universo (sementes, planetas, ovo, flores, células e outros) é a mais adequada ou sustentável.
- Beleza da forma.
- Proporcionar um caminhar por entre as culturas lúdico e rico para se observar as espécies e variedades cultivadas, cheiros e sabores diversos, além de cores e formas diversas.
- A forma circular possui um maior aproveitamento de área cultivada em relação à área ocupada.
- A forma circular proporciona uma grande economia de água e de equipamentos de irrigação por facilitar sua rega com apenas um aspersor central giratório.
- Com a forma circular a produção é mais concentrada e diversificada, o que ajuda no controle natural de pragas e no acúmulo de nutrientes no solo, facilitando o trabalho de manutenção do sistema.

A Mandala
A palavra mandala vem do sânscrito (língua da Índia) e significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.

Os Resultados
- Durante todo o ano criou-se um espaço de convivência lúdica, inclusiva e produtiva entre os participantes da oficina de horta do CCP.
- Durante todo o ano tivemos uma grande variedade de culturas produzidas e comercializadas pelos alunos do CCP em toda a instituição, com produtos a R$ 1,50, gerando renda para a instituição.
- Geração de aprendizado e momentos agradáveis entre os alunos do CCP.
- Melhoria da qualidade do solo pela constante nutrição através de composto produzido no local com sobras de matéria orgânica da cozinha.

Dificuldades
- Alguns fornecedores de serviços (plantio de murta, remoção e colocação de alambrados da quadra de futebol e retirada dos alambrados no entorno da horta) que estiveram no local pisotearam e estragaram diversas produções dos canteiros laterais, gerando sentimento de desrespeito com os alunos do CCP e atrasando os trabalhos de formação das culturas propostas e já iniciadas.
- Pouco tempo para cuidar da horta (8h).
- Falta de irrigação em vários momentos, por falta de água ou de pessoa para tal.
- Falta de equipamento – ferramentas e roçadeira – aliado ao tempo escasso para limpeza do mato que cresce rapidamente em um solo nutrido.
- Excesso de galhos colocados durante as férias, inclusive uma árvore inteira cortada, danificando algumas produções como: bananas, melancia, abóbora, milho, xuxu e outras.






quinta-feira, 15 de março de 2012

Projeto Sustentabilidade na Escola


Por que?
Antigamente nossa forma de vida não interferia nos processos naturais do planeta, hoje, porém, a sociedade humana com sua ação, tem comprometido diversos sistemas vitais. Precisamos entender que o desenvolvimento de hoje tem que levar em conta as necessidades da sociedade do amanhã.

Objetivo
Buscamos sensibilizar os jovens a refletir e buscar em suas vidas uma forma mais sustentável, saudável e coerente com o momento em que vivemos e a vivenciar valores como: respeito a si mesmo ao próximo e ao meio ambiente, solidariedade, cooperação, não violência e democracia.

” Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Mahatma  Gandhi

Como?
Através de oficinas práticas onde trabalharemos os 3 erres da sustentabilidade: Reduzir, Reciclar e Repensar. Nossa proposta: realizar pequenas oficinas onde as crianças e os jovens possam experienciar e refletir sobre ações e práticas mais sustentáveis para nós e para o planeta. 

Oficinas propostas
Implantação de horta orgânica 
Intervenções na horta e em reciclados.
Colheita, preparo de alimentos e degustação.
Compostagem caseira – reciclando materiais e sobras de alimentos.
Viveiro de mudas para plantios – a partir de sementes e de estacas.
Arte e reciclagem - arte com papel, dobradura e confecção de artesanato com papel.
Culinária viva - preparo de potes para germinação e semeadura - suco vivo, pão essênio e queijos de sementes.

contato: Beto Samu - samu@uol.com.br - 19 9716 8936