Jogo da Sustentabilidade |
Um jogo simples |
Uma metodologia poderosa |
Mais que uma dinâmica de grupo |
Mais que um treinamento |
Oportunidade para criar grandes possibilidades: |
>> aprendizagem >> vínculos >> consciência ambiental e ecológica >> geração de idéias >> plano de ação >> mudança de atitudes >> comprometimento >> transformação |
Um jogo para Empresas, Escolas e Organizações de qualquer porte. Para ser jogado em todos os níveis da organização. |
Contato: 19 9716 8936 Beto Samu (designer em sustentabilidade, permacultor, educador ambiental, educador social, escotista. |
Este jogo é um jogo de mudanças! Um jogo de atitude!
Quer conhecer o jogo?
betosamu@gmail.com
betosamu@gmail.com
Você jogou o Jogo da Sustentabilidade?
Conte aqui o que achou, quais foram as impressões e diga onde publicou seu plano de ação.
Ele está sendo cumprido?
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Momento Sustentabilidade
Iniciei projeto na rádio FM Valinhos (105,9) junto com o programa Alternativo, do meu amigo: Alécio Cau.
Nele falo dicas práticas e sustentáveis para o dia-a-dia -
Veja mais >>> .http://momentosustentabilidade.blogspot.com/
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Momento Sustentabilidade
Iniciei projeto na rádio FM Valinhos (105,9) junto com o programa Alternativo, do meu amigo: Alécio Cau.
Nele falo dicas práticas e sustentáveis para o dia-a-dia -
Veja mais >>> .http://momentosustentabilidade.blogspot.com/
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Gaia Education
(Design em Sustentabilidade)
Curso que realizei em São Paulo no Umapaz, no ano de 2009.
"Educação Gaia é um curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 11 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
O programa combina investigação teórica com trabalho prático, empoderando indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Seus educadores têm as Ecovilas mais bem estabelecidas do mundo como sua fonte de inspiração.
O currículo tem o endosso intelectual da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) e é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).
Atualmente, oferece cursos nos 5 continentes."
O currículo está organizado como uma mandala que aborda quatro dimensões intrínsecas da experiência humana:
+ Dimensão Social;
+ Dimensão Ecológica;
+ Dimensão Econômica;
+ Dimensão Visão de Mundo.
C
ada dimensão contém cinco módulos, totalizando vinte áreas temáticas que estão interligadas entre si e entre as dimensões centrais. As 20 áreas temáticas do currículo de referência foram traduzidas para o contexto da realidade brasileira da seguinte forma:
Dimensão Social
· Construindo Comunidade, Abraçando Diversidade;
· Ferramentas de Comunicação, Resolução de Conflitos, Facilitação e Tomada de Decisão
· Liderança Circular num Mundo de Imprevisibilidade e Complexidade;
· Celebração da Vida e Arte;
· Vizinhança Sustentável, Biorregionalismo e Globalização.
Dimensão Ecológica
· Desenho Integrado;
· Bioconstrução e Restauração Ecológica;
· Produção Local de Alimentos;
· Tecnologias Apropriadas e Responsáveis;
· Restauração e Conservação da Natureza.
Dimensão Econômica
· Transformar a Economia Global em Economia Social;
· Sustento Justo;· Investimentos Socialmente Responsáveis;
· Bancos Éticos e Moedas Comunitárias;
· Captação de Recursos, Questões Legais e Financeiras.
Dimensão Visão de Mundo
· Visão Holística Integrada;
· Escuta e reconexão com a Natureza;
· Despertar e Transformação da Consciência;
· Saúde Integral;
· Espiritualidade Socialmente Engajada.
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PDC - Design em Permacultura
Curso que realizei em 2008 no IPEMA - Instituto de Permacultura da Mata Atlântica.
A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970.
O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.
Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que
"a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos"
(Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia. E, neste ponto encontra paralelos com a Agricultura Natural, que sendo difundida intencionalmente pelas pesquisas de Masanabu Fukuoka por todo o mundo, chegaram as mãos dos senhores fundadores da permacultura e foram por eles desenvolvidas.