domingo, 22 de agosto de 2010

Dobradura para colocar lixo

Saquinho de jornal
Onde você põe o seu lixo?

A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" de sacolinhas plásticas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas  *“Sacos de lixo Biodegradáveis”* que são feitos com
materiais orgânicos e de fibras vegetais levam bem menos tempo para se degradarem no solo assim causando menos impacto na Natureza.
Além disso será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é*usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande  na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc.), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro *o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. *Leva 20 segundos. A idéia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. 

Veja: 

*Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da
direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. *



*Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo. * 




*Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda e depois a outra ponta até a lateral direita.

 


Esconda a aba superior, uma pra frente e outra pra trás.

**Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura, abrindo a parte de cima... 


*É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!* 


*Que tal?* 


Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo! 

UBUNTU

Depois de meses, retomo as postagens aqui. 
Recebi um e-mail com essa palavra africana, Ubuntu, e fiquei pensando em seu significado...
segundo o e-mail, ela define o significado do ser verdadeiramente humano... 
Estava pensando nessa palavra durante meu trabalho de recenseador, quando me deparei com pessoas que não queriam me receber para dar informações. Eu, fazendo um trabalho e dependendo da informação da outra pessoa, que no final das contas é para todos (os dados do censo) e muitos, simplesmente ignoravam a minha humanidade, não dando sequer atenção para saber do que se tratava ou dispondo de um tempo para fazer a sua parte. Bom, eu pensei também que já estive desse lado, e por vezes, não percebi a humanidade do outro... 


Afirmamos nossa humanidade quando reconhecemos a humanidade do outro.
Ou seja, as pessoas são pessoas através de outras pessoas. 

Uma tradução rápida do conceito Ubuntu é: "sou quem sou por aquilo que todos somos".
Outra tradução poderia ser: "a crença em uma ligação universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade". (lembrou o filme: Avatar)

Ubuntu descreve, ao mesmo tempo, o gesto factual e um princípio ético que norteia a conduta: estar com o outro, respeitar o outro e cuidar do bem estar do outro num espírito de apoio mútuo.

Em certos contextos, descreve também os encontros comunitários destinados a reaprendermos a ligação com os outros, a reconciliação, o amor, o empoderamento e a confiança mútua, assim restaurando a comunidade. (é verdade, estamos cada vez mais perdendo essa noção de ligação comunitária...)

Trata-se de uma resposta adequada ao contexto multi-cultural do continente africano, onde há 11 idiomas oficiais, e muitas etnias, religiões, classes sociais, culturas e modos de vida diferentes coexistindo e procurando formas construtivas de convivência.

Recentemente, em um documento oficial do Governo Sul-Africano, afirma-se que Ubuntu significa que as pessoas são pessoas através de outras pessoas, e se reconhece os direitos e responsabilidades de cada cidadão na promoção individual e coletiva do bem estar de todos.

Compilado por: Tônia Van Acker (e uns pitacos meus...)
Fonte: http://www.gov.za/whitepaper/index.html