Depois de meses, retomo as postagens aqui.
Recebi um e-mail com essa palavra africana, Ubuntu, e fiquei pensando em seu significado...
segundo o e-mail, ela define o significado do ser verdadeiramente humano...
Estava pensando nessa palavra durante meu trabalho de recenseador, quando me deparei com pessoas que não queriam me receber para dar informações. Eu, fazendo um trabalho e dependendo da informação da outra pessoa, que no final das contas é para todos (os dados do censo) e muitos, simplesmente ignoravam a minha humanidade, não dando sequer atenção para saber do que se tratava ou dispondo de um tempo para fazer a sua parte. Bom, eu pensei também que já estive desse lado, e por vezes, não percebi a humanidade do outro...
Afirmamos nossa humanidade quando reconhecemos a humanidade do outro.
Ou seja, as pessoas são pessoas através de outras pessoas.
Uma tradução rápida do conceito Ubuntu é: "sou quem sou por aquilo que todos somos".
Outra tradução poderia ser: "a crença em uma ligação universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade". (lembrou o filme: Avatar)
Ubuntu descreve, ao mesmo tempo, o gesto factual e um princípio ético que norteia a conduta: estar com o outro, respeitar o outro e cuidar do bem estar do outro num espírito de apoio mútuo.
Em certos contextos, descreve também os encontros comunitários destinados a reaprendermos a ligação com os outros, a reconciliação, o amor, o empoderamento e a confiança mútua, assim restaurando a comunidade. (é verdade, estamos cada vez mais perdendo essa noção de ligação comunitária...)
Trata-se de uma resposta adequada ao contexto multi-cultural do continente africano, onde há 11 idiomas oficiais, e muitas etnias, religiões, classes sociais, culturas e modos de vida diferentes coexistindo e procurando formas construtivas de convivência.
Recentemente, em um documento oficial do Governo Sul-Africano, afirma-se que Ubuntu significa que as pessoas são pessoas através de outras pessoas, e se reconhece os direitos e responsabilidades de cada cidadão na promoção individual e coletiva do bem estar de todos.
Compilado por: Tônia Van Acker (e uns pitacos meus...)
Fonte: http://www.gov.za/whitepaper/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário