quarta-feira, 27 de julho de 2011

Por que ser vegano?

Quando rompi a barreira de passar 15 dias sem comer carne, percebi que poderia viver sem ela. Foi durante um evento de educação democrática em Mogi das Cruzes em 2007. Antes disso lembro que poucas vezes pensei em parar, uma delas foi quando viajava e fiquei atrás de um caminhão de galinhas. Não conseguia ultrapassar e aquele cheiro característico, me fez perceber que elas estavam vivas, num amontoado de galinhas, umas sobre as outras em cestas vazadas. No dia estava frio e chovendo, e elas estavam lá no frio e na chuva e com um vento, viajando a sei lá quantas horas, ou, dias. Chega, foi o bastante, ultrapassei e parei de pensar. Algumas vezes me vinha a mente aquela cena, mas, era só desligar e não sofria mais. É estranho pensar como eu fui indiferente e insensível durante tanto tempo depois de começar a enxergar uma verdade. Não pensar é uma forma de afastar o problema que incomoda. O fato de eu estar pensando nas galinhas, na sua dor e não poder fazer nada... eu acreditava que necessitava de carne, que isso era uma coisa normal, todos comiam carne... mas, e o sofrimento delas? Não pensar. Até que experimentei não comer carne durante 15 dias. A alimentação do evento era ovolactovegetariana. Sobrevivi, mas, tinha esquecido das galinhas. Um novo evento, um curso de permacultura, e novamente 10 dais sem carne. Conversa com um e com outro, me falaram de um vídeo: Terráqueos, que iria mexer comigo. Realmente, quando retornei à minha casa ao assisti-lo, fiquei chocado com as cenas que vi, fora as que eu não consegui ver... Terráqueos é uma carnificina do começo ao fim. O pior que não é ficção, mas, realidade. Me indicaram outro vídeo mais "light", A Carne é fraca. Além do lado do animal, mostra em números a poluição causada pela produção de animais para abate,  o impacto no planeta, no meio ambiente e na economia. Me convenceu. Parei com a carne. Comecei a pesquisar o que é ser vegetariano e vi que tem outro termo, vegano, que é mais que o vegetariano, além de não comer carne não consome nada de origem animal. /Vou começar como vegetariano. Pensei comigo mesmo que não vou compartilhar com a matança dos animais e assim, parei de comer carnes. Uma decisão difícil mas, sustentada pela compaixão pelos animais e também pelos números alarmantes de impactos no meio ambiente e na vida das pessoas. Achei até hoje, que estava satisfeito com minha escolha, até que meu filho, que não é vegetariano, me mandou um vídeo de uma palestra de um ativista americano. Mais uma porrada. Ele conta uma história da visita à uma fazenda de produção de leite e diz com todas as letras que é mais cruel tomar um copo de leite do que comer um bife. Na história havia uma vaca, urrando com todas as forças pois tiraram seu filhote. As vacas só dão leite por causa da cria. Na verdade a gente toma o leite que era para o seu filhote. Imaginei uma mãe sendo estuprada para ter um filho só para roubarem o leite dela... Chega. Acho que já adiei demais. Eu aprendi nesse tempo como vegetariano a valorizar as frutas, verduras e coisas da terra, inclusive plantando. Não vou sentir mais falta dos queijos e dos ovos. Um vício a menos...











consumo de carne é:
economicamente INVIÁVEL,
socialmente INJUSTO,
ambientalmente PREJUDICIAL,
ecologicamente INSUSTENTÁVEL,
nutricionalmente DESNECESSÁRIO e
moralmente INACEITÁVEL


Nenhum comentário: